O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

quinta-feira, 28 de maio de 2009

SISTEMA CANÇÃO NOVA DE COMUNICAÇÃO



Em 1974, enquanto o Brasil vivia o início da censura em rádio e TV, reflexo dos anos de chumbo com a ditadura militar, brotava em Queluz, interior de São Paulo a semente do Sistema Canção Nova de Comunicação, que se tornaria 25 anos depois uma das principais redes de Rádio e TV católicos do país: nascia a Associação Canção Nova, formada por Mons. Jonas Abib, sacerdote da Diocese de Lorena, juntamente com Luzia Santiago, leiga e formada em Serviço Social e leigos da Igreja Católica interessados em trabalhar pela causa da evangelização.
Com a experiência dos encontros de jovens que já realizavam, o grupo começou a organizar eventos cada vez maiores e a conquistar novos espaços e adeptos. À partir desse desenvolvimento, o Mons. Jonas Abib fez o primeiro chamado aos jovens que sentiram a necessidade de doar sua vida inteiramente a Deus em comunidade. Com a autorização do Bispo da época, Dom Afonso de Miranda, foi criada a Comunidade Canção Nova, em 02 de fevereiro de 1978. Esta comunidade é formada por homens e mulheres, jovens, adultos; solteiros, casados e celibatários; sacerdotes e diáconos.
Em 1980, Mons. Jonas, idealizador de toda a história, ganhou 15 minutos diários de programa em uma rádio de Cruzeiro, pequena cidade à margem do interior paulista, sentido Minas Gerais. Seria o início de um Império.
Nove anos depois, 1989, marca o fim de um ano e de uma década. Enquanto o Brasil vivia a conquista da democracia, com sua primeira eleição presidencial pelo voto direto, outra conquista norteava os meios de comunicação na era da Igreja: entrava no ar, em oito de dezembro, com apenas 100 watts, a TV Canção Nova.
Para completar a saga, em 1995, a Canção Nova conquista a evangelização virtual, com cinco páginas na web.
Hoje, 30 anos depois, o Sistema Canção Nova de Comunicação, mantido pela Fundação João Paulo II garante o entretenimento, a cultura e a evangelização de toda a população nacional e de 5 filias no exterior.
No decorrer de todo esse percurso, outros meios secundários foram se estruturando: a editora, o Departamento de Áudio Visual, a gravadora de CD e uma gráfica. Soma-se a esse trabalho ainda a forte atuação social, com a criação na década de 90, de obras educacionais, de saúde e de reintegração social.
A última grande conquista da Canção Nova foi a inauguração da primeira WebTV Católica do Mundo.
Para obter mais informações sobre o sistema Canção nova de Comunicação, acesse o site: http://www.cancaonova.com/

Por Lívia Biazutti

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela matéria.
Conquistar tamanho patrimônio, mesmo que não seja para satisfação pessoal de alguém, da maneira com que foi conqusitada, mostra claramente o espírito empreendedor de seu administrador e a grande manifestação de Deus na obra.
Você que não se satisfaz com coisas prontas, procure conhecer esse sistema de comunicação que diariamente cresce e se propaga por todo o mundo.