O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

sábado, 30 de maio de 2009

Palestra 'Comunicação Corporativa'


Na noite dessa sexta-feira, 29, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, participou de um debate sobre comunicação corporativa com os alunos da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista. Entre os palestrantes, estava presente também o presidente da Basf, Rolf-Dieter Acker.
O evento promovido pelo Curso de Relações Públicas e tendo o professor do curso, João Evangelista Teixeira (o famoso JET, rs) como um dos organizadores, teve duas palestras: a primeira falando sobre A Comunicação Corporativa sob a ótica do executico de comunicação, dada pelo Ministro Miguel Jorge; e a segunda sobre A Comunicação Corporativa sob a ótica da alta administração, dada pelo Rolf-Dieter Acker.
O ministro falou brevemente sobre sua experiência profissional e sobre a comunicação corporativa. Contou a sua trajetória como diretor de comunicação social na Autolatina (projeto que unia a Volkswagen e a Ford), uma nova potência industrial e de mercado, todo o seu processo e estratégia, que era informar sobre a indústria através de dados econômicos, levantamentos estatísticos. Citou a primeira ‘briga’ (vitoriosa) de uma multinacional com o governo, e comentou que foi a primeira multinacional a mostrar os estragos que houve para a imprensa. E por fim, a separação de ambas. Porém, com o fim da Autolatina, ele assumiu a vice-presidência de assuntos corporativos e de recursos humanos da Volkswagen.
Em 2001, deixou a Volkswagen para entrar no Santander, onde comentou sobre a compra do Banespa, e o processo difícil – crise e pressão dos sindicatos – que enfrentou, e os assuntos corporativos do grupo. Percebemos que a imagem é a reputação de uma organização e o papel estratégico do Santander era projetar a imagem, colaborar para o crescimento da empresa, firmar a marca, ou seja, todo o trabalho da comunicação. Sendo que a comunicação é de extrema importância, desde a portaria até o presidente de uma organização.
Por fim, Miguel Jorge falou de como a tecnologia vem aumentando e deixando o caminho cada vez mais aberto, a percepção da comunicação com investimentos agregando valores. Deu como exemplo o Twitter, uma rede social como se fosse um micro blog para que os usuários enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos disponibilizando apenas 140 caracteres por post, que muitas empresas estão utilizando, principalmente em tempos de crise, como divulgação.

Na segunda palestra, com o assunto A Comunicação Corporativa sob a ótica da alta administração, dada pelo Rolf-Dieter Acker, o presidente da Basf passou um vídeo muito interessante sobre a Basf, e falou sobre a estratégia da alta administração, que seria focar na comunicação integrada para gerar/criar uma comunicação.
Falou também sobre o Espaço Eco, um empreendimento em São Bernardo do Campo a fim de conscientizar os cidadãos da necessidade e preservação do meio ambiente.

As palestras foram realizadas no Salão Nobre da Universidade, com transmissão para o Anfiteatro do Sigma. Alunos e professores do curso de Relações Públicas, e de outros cursos de Comunicação Social lotaram ambos locais. E como o professor JET havia falado sobre a importância da presença de todos, o encontro foi uma forma de aprendizado para todos. E quem não foi, com certeza perdeu! rs
Por Fernanda Aidar de Almeida

Nenhum comentário: