O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

segunda-feira, 18 de maio de 2009

PROJETO CASA DA CRIANÇA



O projeto Casa da Criança é uma franquia social pioneira no Brasil, que tem como premissa básica, amenizar as diferenças sociais existente em nosso país.
Em 1999, um grupo de 60 arquitetos de Recife, reformou a Casa Carolina, uma instituição estadual que abrigava cerca de 100 crianças órfãs, vítimas de abandono e maus tratos.
Esta iniciativa obteve grande repercussão na mídia nacional e despertou o interesse de organizações do terceiro setor e de arquitetos em reaplicar o modelo em seus estados.
Em 2001 a franquia é lançada e se consolida com a expansão para outros estados brasileiros. À partir daí, ocorre o desenvolvimento dos padrões de atuação do projeto que sensibiliza empresas e consegue patrocinadores e parceiros nacionais.
Uma das primeiras diretrizes da Casa da Criança foi definir sua política de voluntarismo essencial, não aceitando doações em dinheiro e sim, doações de trabalho, serviços, material de construção, etc.
Outra política importante é que o projeto atua de forma independente ao setor público, agindo apenas em parceria com o setor privado, porém, auxiliando projetos públicos que possuam deficiência comprovada.
Além de intervir fisicamente em instituições sociais, o Projeto Casa da Criança mantém um programa de apoio à entidade após o término da obra. É a Companhia dos Anjos que realiza um trabalho de orientação das equipes das unidades reformadas, para captação de parceiros, procurando oferecer serviços de saúde, educação e cultura às crianças e adolescentes.
Diante deste contexto, o Projeto Casa da Criança se expande por todo o país e, atualmente encontra-se em mais de 15 estados, atuando com mais de 50 franqueados e uma rede de mais de 2000 colaboradores voluntários.Durante este tempo, já reformou ou construiu mais de 30 instituições, beneficiando mais de 6 mil crianças.
Para conseguir manter o projeto em pleno funcionamento e com visão de futuro, os arquitetos idealizadores da Casa da Criança, utilizaram uma técnica que envolve expertise em funcionamento de franquia, arquitetura e decoração, rede social e comunicação corporativa, destacando-se neste critério, um manual de instruções, constando como devem ser realizados os eventos, a publicidade do projeto, sua home page, que é atualizada constantemente, entre outros trabalhos, que possuem o objetivo de sensibilizar a sociedade, sensibilizar profissionais para o trabalho voluntário, conseguir doações e manter a visibilidade necessária para manter o projeto).
Este manual é distribuído para todos os franqueadores junto com um manual de comunicação visual
O trabalho de Relações Públicas, Assessoria de imprensa e publicidade, possibilita informar com detalhes como a organização mantenedora deve divulgar o projeto, sendo este de uma forma padrão e responsável.
Tendo em vista que o conceito de empresa socialmente responsável vem se alastrando pelo mundo, possibilitando que projetos sociais mudem realidades e que corporações façam ações de fachada com vistas a um trabalho de comunicação e imagem, a necessidade da comunicação com os diferentes públicos de interesse da organização e também de dar respostas eficientes a seus públicos a cerca de seus lucros, faz com que as empresas se voltem para a área social, buscando uma atuação que lhes proporcione atributos reconhecidos socialmente e que possam se incorporar à sua identidade e posteriormente à sua reputação, diferenciando-se das demais.

Por Lívia Xavier Biazutti

Nenhum comentário: