O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

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domingo, 3 de maio de 2009

CASE- General Motors



Com a intenção de diminuir a quantidade de problemas sócias existentes no país nos dias de hoje a indústria automobilística General Motors (GM) juntamente com a administração dos Restaurantes-SCS, uniram-se para a criação de um projeto que tinha como principal alvo a participação voluntária dos empregados da indústria.
O projeto teve início em 2006 e termino em 2007, tendo como propósito a troca da carne (alimento oferecido nas refeições diárias dos empregados) durante um dia do mês por outro alimento com um valor nutricional igualitário, mas o evento só poderia suceder e apresentar resultados satisfatórios se os empregados aceitarem e concordassem com a substituição, pois o valor obtido por conta da economia seria revertido na compra de alimentos que seriam doados para instituição de caridade (sendo instituições que já fazem parte dos beneficiados pela Volunteer Plus da GM).
Entretanto antes de colocar o projeto em ação foi necessário realizar uma pesquisa para identificar o quão interesse os funcionários teriam no projeto e realizar um planejamento de comunicação para alcançar os funcionários da GM de forma integral.
Os objetivos principais do projeto era sensibilizar os empregados da GM a cooperar com entidades carentes não comendo carne nos Restaurantes SCS, repassar lucros através de alimentos para as entidades (que fazem parte do Volunteer Plus) e ressaltar o conceito de responsabilidade social no interior da indústria General Motors.
O foco principal da estratégia esteve na importância na comunicação dirigida a oito mil empregados em São Caetano do Sul, através de mensagens espalhadas ao longo de todo o projeto. Ao termino do levantamento dos dados, realizaram uma comunicação para todos os empregados informando uma resultante de acordo comum em vista todos sobre a aceitação do programa e a aplicação mensal durante dez meses.
Após os dez meses mostraram através de um quadro os resultados atingidos, exibiram os alimentos comprados com a participação dos empregados no projeto, convidaram as entidades ara participarem da entrega junto à diretoria e empregados da GM, organizarão a cerimônia de entrega dos alimentos e coordenarão a retirada dos alimentos, feitos pelas próprias entidades.
Os resultados obtidos nesses dez meses foram bem positivos (notório), pois houve à sensibilização e cooperação integral dos empregados, economia de vinte seis mil reias (R$ 26 mil reias) e a compra e distribuição de treze mil e duzentas e cinqüenta (13, 250) toneladas de alimentos para 10 instituições de caridade.
Com está iniciativa de amenizar os problemas sócias existentes no Brasil atualmente a General Motors teve uma intensão muito bem planejada e executada durante esses dez meses de retirar por um dia a carne das refeições de todos os funcionários e reverter o dinheiro não utilizado em alimentos que foram doados para dez intuições de caridade que já fazem parte dos beneficiados pela Volunteer Plus da GM.

Por Meire Nogueira

2 comentários:

Talita Perestrelo disse...

O case da GM, além de ser muito interesante, serve de incentivo a muitas empresas de grande porte, por mostrar que é possível ter a participação voluntária dos funcionários. Além de ser uma ato de solidariedade empresarial com as 10 instituições que foram beneficiadas com o projeto.

Parabéns pelo post e pelo blog.

Ideia in Foco disse...

Talita, agradecemos pela visita e pelo elogio!
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