O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

domingo, 10 de maio de 2009

A importância da intranet e da internet no processo organizacional

Com o início da globalização, o mundo passou a interagir com muito mais facilidade, visto que a internet, atualmente, está ao alcance da maior parte da população.
A natureza de um meio de comunicação determina o tipo e a qualidade da informação que pode passar por ele.
Em uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é necessário fazer o uso de vários meios de comunicação para que ela seja bem vista por seus públicos e esteja conectada a eles.
O uso da intranet, internet, telefone, jornal, revistas, rádio e televisão, são alguns exemplos que harmonizam a comunicação interna e externa.
Na comunicação interna, observa-se muito o uso da intranet - uma versão privada da internet - que auxilia e melhora a comunicação entre todos os departamentos da organização, facilitando o trabalho de todos e diminuindo a necessidade de reuniões longas e cansativas.
Com relação à comunicação com os públicos externos, a organização deve possuir um site que informe sua missão, visão, valores, atividades, produtos, fornecedores e um e-mail, onde as pessoas possam comunica-se diretamente com a organização questionando, reclamando e até mesmo oferecendo sugestões.
Para que a utilização desses meios de comunicação seja eficaz, é necessário conhecer, sentir e acompanhar a dinâmica organizacional, visto que uma boa informação é, sobretudo, uma questão de sobrevivência, pois as organizações necessitam do comprometimento dos indivíduos para sua produtividade, por isso, profissionais da comunicação buscam os melhores caminhos para esta concretização.


Por Lívia Biazutti

Nenhum comentário: