O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

sábado, 9 de maio de 2009

A Comunicação em Organizações Não-Governamentais


A relevância pelo Terceiro Setor está cada vez mais evidente na mídia, já que alguns estudos realizados pelo IBGE, IPEA e ABONG (Associação Brasileira de Organizações não-governamentais) nos mostram que hoje no Brasil existem 276 mil instituições privadas, sem fins lucrativos e que empregam funcionários remunerados e com benefícios.
Para as organizações o interesse da imprensa para com esse tipo de ação é desfrutável, já que podem manifestar os trabalhos sociais efetuados na instituição, conseqüentemente conseguem um espaço maior para ser noticiada na mídia. No entanto não são todas organizações que adquirem esse proveitoso momento nos meios de comunicação, são apenas aquelas em que apresentam as grandes ONGs.
Em sua grande maioria as ONGs não têm informações, dados completos, faltam materiais para que possa ser noticiada pelos jornalistas, o fato é promover uma organização simples de dados e informações da instituição, e ter um profissional da área de comunicação que fique responsável pela divulgação de tal material e assim poder alcançar o público estratégico. As organizações não-governamentais não possuem prioridade no crescimento da comunicação, porém uma comunicação estratégica elaborada de maneira eficiente pode gerar legitimidade da instituição e com isso aumentar sua credibilidade na sociedade e obter parcerias com empresas privadas.
A comunicação estratégica citada deve estabelecer laços não só com o público externo como a mídia, mas também com seu público interno como voluntários e colaboradores e assim despertar o interesse e orgulho dos participantes desta, e agregar no crescimento e desenvolvimento da organização não-governamental.Contudo para concretizar a função do departamento de comunicação em ONGs todo o público interno e externo deve estar consciente do trabalho realizado e o quão é importante e reflete na imagem e identidade da organização.


Por Fábia Costa

Nenhum comentário: