O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

terça-feira, 19 de maio de 2009

Lançamentos!!


Na última quarta-feira desse mês, dia 27, na FAPCOM, à Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana, São Paulo, a partir das 19h, acontecerá o lançamento da obra Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. O livro é destinado a estudantes, empresários, pesquisadores da área de Relações Públicas e Comunicação do Brasil.
O assunto tratado e discutido no livro são as principais teorias de Relações Públicas nas organizações e a estratégia que elas podem ser utilizadas com seus públicos.
Com autoria dos professores James E. Grunig, Maria Aparecida Ferrari e Fábio França, o objetivo do livro é esclarecer dúvidas ou questões dos leitores e explicar melhor, de uma forma mais clara e objetiva como cada tema é, por isso é subdivido em três partes:
- Parte I - Uma teoria geral das Relações Públicas - quadro teórico para o exercício da profissão, por James E. Grunig
- Parte II - Cenário latino-americano da Comunicação e Relações Públicas, por Maria Aparecida Ferrari;
- Parte III - Relacionamentos corporativos, por Fábio França.


Outro lançamento que já ocorreu esse mês foi do livro "Comunicação Empresarial Estratégica: práticas no Rio de Janeiro - o pensamento global na ação local", que tem como temas a comunicação de cooperativas, gestão de mudanças, branding, eventos, responsabilidade social, entre outros. O seu lançamento foi na última quinta-feira, 14 de maio, na Saraiva Mega Store do Rio Sul Shopping no Rio de Janeiro/RJ, e reuniu grandes nomes da área da comunicação.
O livro é integrado por 10 artigos de executivos de mercado e pesquisadores acadêmicos, com cases e reflexões, e assinados por Ana Couto (Ana Couto Design), Isabel Magalhães (Comitê Olímpico Brasileiro) e Carina Almeida (Textual), Lívia Barbosa (Centro de Altos Estudos da Escola Superior de Propaganda e Marketing), Luís Fernando Nery (Petrobras), Manoela Osório (Oi), Mônica Medina (Diferencial Assessoria de Marketing), Nádia Rebouças (Rebouças e Associados), Olinta Cardoso (Vale), Virgínio Sanches (Unimed-Rio) e Paulo Henrique Soares (Vale).
Mais informações sobre o lançamento e um breve resumo dos textos de cada obra podem ser encontrados no site da ABERJE: (http://www.aberje.com.br/novo/acoes_noticias_mais.asp?id=1038).

Ambos os livros são uma excelente leitura para os estudantes, profissionais e interessados pela área.


Por Fernanda Aidar de Almeida

Nenhum comentário: