O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ombudsman, uma ótima estratégia na organização


Primeiramente, deve ficar bem claro que ombudsman significa ‘representante’. É um profissional que tem a função de receber sugestões, críticas, elogios de uma organização.
Nas grandes empresas, através dele é possível manter atualizada a opinião e satisfação dos clientes, o que seria interessante acrescentar na comunicação da empresa sem mudar os seus princípios, e receber sugestões.
O ombudsman consegue captar os pedidos e reclamações dos clientes através do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), blog, comunicados internos, pesquisas de opinião, entre outros que tenha relação direta com o público e os funcionários da organização.
Após os retornos que ele tem dos públicos, envia as sugestões e melhorias para a diretoria ou algum outro cargo que faça as mudanças necessárias.
Um exemplo de ombudsman que podemos citar é Vera Giangrande, uma grande e excelente profissional, responsável de tal função no ano de 1993 do Grupo Pão de Açúcar.
Assim, com essa estratégia de comunicação, tanto a empresa quanto o público acabam ganhando. A empresa, pois percebe que alguns pontos negativos que passam despercebidos podem ser melhorados; e o púbico, pois vê que a empresa faz o possível para melhorar os pontos fracos e atingir sua satisfação. Agora é possível perceber a importância dessa estratégia, para que a organização tenha sempre uma boa imagem e cresça cada vez mais.
Por Fernanda Aidar de Almeida

Nenhum comentário: