O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Comunicador Analgésico

O texto “Comunicação não é analgésico” de José Cerqueira Filho relata que muitas empresas estão com profissionais analgésicos, que são aqueles que propõe soluções para problemas que nunca foram diagnosticados corretamente, e utilizam ferramentas como house organs, folheto institucional, press release entre outros meios de comunicação como solução imediata.

O que o autor ressalta é a falta de atenção com o “produto comunicação”, uma vez que abrange assuntos sérios e complexos e são usados de forma errada, pelo motivo de que foram aplicados sem terem sido estudadas antes, então não é certo oferecer folhetos, jornais, boletins, etc, porque o problema deve ser identificado por meio de pesquisas, ouvirem todos os públicos envolvidos, fazendo tudo isso, o profissional conhecerá tudo aquilo que está inserido na empresa e será capaz de fazer uma comunicação eficaz.
Uma comunicação bem planejada e o conhecimento profundo do cliente são dois fatores inevitáveis para uma comunicação de sucesso, é importante ressaltar que o uso das ferramentas citadas acima é indispensável sendo trabalhadas corretamente.

Por Mayara Tirotti

Nenhum comentário: