O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

sexta-feira, 15 de maio de 2009

A Comunicação na Gestão de Projetos


"Comunicação, um problema de gestão" é o nome dado a um artigo de Marcos Marçal, Relações Públicas e Silvana Salvador, Engenheira com MBA em Gestão de Projetos , publicado no site da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
Julguei interessante este artigo porque nele estão algumas informações que eu desconhecia, mas também porque o próprio artigo traz um questionamente um tanto quanto discutivel.
O texto começa explicando sobre um estudo de benchmarking em gerenciamente de projetos realizado em 2008, que confirma com dados científicos que a comunicação se firmou como uma área estratégica no processo de gestão de projeto. O objetivo deste estudo foi identificar fatores que contribuem para o sucesso ou o fracasso de projetos gerenciados pelas organizações.
Numa lista de 18 fatores críticos que ocorrem com maior frequência, a Comunicação aparece em terceiro lugar. Para as organizações brasileiras, os processos comunicativos são mais críticos do que outros riscos não avaliados.
Parafraseando os autores, acredito que a comunicação está subindo cada dia mais intensamente os degrais de importancia nas organizações, atingindo um reconhecimento maior e criando novas possibilidades sobre e para a alta administração.
Atualmente, muitas organizações já tem consciência desta importância e investem na área, além de ser também fundamental para um desempenho de sucesso da organização perante seus públicos, projetos e interesses no geral, criando maior visibilidade e estratégia nas ações, assim deixando para trás as organizações que ainda não são adeptas de um plano de comunicação ativo, gerando desconforto e até uma certa dificuldade de sobrevivência no mercado que sempre está em transformações.
Sobre o questionamento anteriormente citado, aqui está um trecho do artigo que me fez refletir um pouco:
"O fato de a comunicação ocupar o terceiro lugar numa lista de 18 processos considerados estratégicos para uma boa gestão é motivo de orgulho e satisfação, claro. Por outro lado, causa, no mínimo, uma inquietação. Tudo bem somos importantes, mas se estamos tão em evidência, é possível que nosso trabalho esteja deixando a desejar ou não esteja sendo devidamente compreendido por nossos colegas de organização."
Achei um tanto interessante esta ressalva dos autores, bem suscetível a discussões. Conforme meu entendimento, avalio pelo lado positivo, cujo a comunicação está sendo um alvo de preocupações organizacionais, onde todos querem acertar um alvo sem nenhuma margem de erro. Com uma comunicação bem planejada e aplicada adequadamente, acredito que todas organizações possam acertar este alvo, porém nestes acertos não vale somente quem chega na frente, mas também principalmente quem chega com projetos inovadores, abordados estratégicamente, de organização para públicos.
Por Michele Nunes

Nenhum comentário: