
Os elementos formadores do processo de comunicação são: fonte – início da mensagem; mensagem – o que é comunicado; decodificação – tradução da mensagem enviada pelo emissor; canal – mídia através da qual a mensagem viaja; feedback – verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem; se não tivermos todas essas etapas concluídas ou bem sucedidas a comunicação sofre falhas.
Podemos chamar essas falhas de barreiras interpessoais e intrapessoais que ajudam a entender por que uma mensagem que é decodificada pelo receptor acaba sendo diferente da que o emissor pretendia comunicar.
Alguns exemplos de barreiras são:
- filtragem – manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor;
- percepção seletiva – o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências e etc.;
- defesa – quando o receptor sente-se ameaçado; e linguagem – as palavras têm significados diferentes para pessoas diferentes.
Os meios de informações mais usados em uma organização são a conversa face a face, o telefone, e-mails, memorandos, cartas, folhetos, boletins e relatórios em geral, nesses não podem conter uma mensagem de difícil compreensão por que às vezes são destinadas a vários públicos dentro da empresa. As palavras são o meio primário pelo qual as pessoas se comunicam, dessa forma, quanto maior o vocabulário utilizado pelo emissor, maior a probabilidade de precisão das mensagens pelo receptor.
Porém, a comunicação interpessoal está ficando em segundo plano devido à tecnologia e comunicações eletrônicas. E através dessas comunicações, não é possível saber a entonação e as emoções sentidas.
Ficam oito dicas para que uma organização melhore nesse conceito e evite com que a comunicação interpessoal fique em segundo plano.
1. Utilizar múltiplos canais – proporciona mais clareza.;
2. Adaptar a mensagem ao seu público – as pessoas têm necessidades diferentes de informações; 3. Ter empatia com os outros – colocar-se no lugar do receptor;
4. Sempre lembrar o valor da comunicação face a face;
5. Ppratique a escuta ativa – ser um bom ouvinte para assim obter a excelência nas habilidades;
6. Ter coerência entre as palavras e as ações – ações falam mais alto que as palavras;
7. Utilizar a rede de rumores;
8. Utilize o feedback – procurar manter a comunicação entre emissor e receptor sempre.
Por Fernanda Aidar de Almeida
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