O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

sábado, 2 de maio de 2009

Comunicação Interpessoal nas Organizações

A comunicação organizacional é fundamental, necessária e imprescindível dentro de uma organização. Mas uma boa comunicação interpessoal é de extrema importância. , e para que a mesma seja plena são necessários alguns termos essenciais, tais como: emissor (quem codifica a mensagem), receptor (quem decodifica a mensagem), a mensagem (a informação estruturada para ser transmitida), informação (conhecimento adiquirido que será codificado), canal (o modo que a mensagem será transmitida, por exemplo, comunicação falada ou escrita) e por fim o ruído (fator que interfere a chegada da mensagem ao destino).

Os elementos formadores do processo de comunicação são: fonte – início da mensagem; mensagem – o que é comunicado; decodificação – tradução da mensagem enviada pelo emissor; canal – mídia através da qual a mensagem viaja; feedback – verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem; se não tivermos todas essas etapas concluídas ou bem sucedidas a comunicação sofre falhas.
Podemos chamar essas falhas de barreiras interpessoais e intrapessoais que ajudam a entender por que uma mensagem que é decodificada pelo receptor acaba sendo diferente da que o emissor pretendia comunicar.
Alguns exemplos de barreiras são:
- filtragem – manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor;
- percepção seletiva – o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências e etc.;
- defesa – quando o receptor sente-se ameaçado; e linguagem – as palavras têm significados diferentes para pessoas diferentes.
Os meios de informações mais usados em uma organização são a conversa face a face, o telefone, e-mails, memorandos, cartas, folhetos, boletins e relatórios em geral, nesses não podem conter uma mensagem de difícil compreensão por que às vezes são destinadas a vários públicos dentro da empresa. As palavras são o meio primário pelo qual as pessoas se comunicam, dessa forma, quanto maior o vocabulário utilizado pelo emissor, maior a probabilidade de precisão das mensagens pelo receptor.

Porém, a comunicação interpessoal está ficando em segundo plano devido à tecnologia e comunicações eletrônicas. E através dessas comunicações, não é possível saber a entonação e as emoções sentidas.
Ficam oito dicas para que uma organização melhore nesse conceito e evite com que a comunicação interpessoal fique em segundo plano.

1. Utilizar múltiplos canais – proporciona mais clareza.;
2. Adaptar a mensagem ao seu público – as pessoas têm necessidades diferentes de informações; 3. Ter empatia com os outros – colocar-se no lugar do receptor;
4. Sempre lembrar o valor da comunicação face a face;
5. Ppratique a escuta ativa – ser um bom ouvinte para assim obter a excelência nas habilidades;
6. Ter coerência entre as palavras e as ações – ações falam mais alto que as palavras;
7. Utilizar a rede de rumores;
8. Utilize o feedback – procurar manter a comunicação entre emissor e receptor sempre.
Por Fernanda Aidar de Almeida

Nenhum comentário: