O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Gripe Suína e a Comunicação

Podemos perceber que a comunicação está constantemente presente em nossas vidas e o quanto ela é importante para nós. Nesse momento que estamos vivenciando sobre a Gripe Suína, é de extrema importância a comunicação, como podemos ver em uma matéria disponibilizada pela Gazeta Mercantil: “ A comunicação com a população tem sido uma das prioridades do Ministério da Saúde para disseminação deinformações sobre a ocorrência de casos em humanos de gripe suína e orientação aos viajantes. O objetivo é que haja o correto esclarecimento sobre a situação da doença no país, que seja evitada a automedicação e que todos estejam seguros sobre os procedimentos adotados pelas autoridades sanitárias brasileiras. “
O Ministério da Saúde desenvolveu algumas ações para informar e esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema. Dentre as ferramentas utilizadas para a propagação da informação alguma delas são os comunicados através das televisões, dos rádios e jornais, folders em três línguas distribuídos nos mais movimentados aeroportos do país, link do Ministério no site de busca (Google) como uma das primeiras opções de pesquisa sobre o assunto.
Fico satisfeita em saber que como futura profissional de Relações Públicas, posso contribuir nesse processo tão importante, que é a comunicação. Uma área que na minha opinião é de suma importância para a vida humana, para a sobrevivência da mesma. È tão importante quando o ar que respiramos, pois é através da dela que nos entendemos, ou pelo menos tentamos né?

Por: Juliana Canova Devides

Um comentário:

isaelduarte@ig.com.br disse...

Tenho ouvido pelos meios de comunicações que últimamente, surgiu pessoas portadoras da doença mais conhecida como gripe suina, cujas pessoas não tiveram contacto com outras pessoas portadoras da doença e que teriam adquirido por pessoas que viajaram para países ou locais onde a doença vem sendo mais expandidas. Daí surgiu-me uma idéia, no sentido de as aves podem estar disseminando essa doença, principalmente, no Brasil, uma vez que é normal as andorinhas, por exemplo migrarem do sul para o nordeste ou outros locais, nesta época do inverno. Por isso, seria de bom alvitre que as autoridades sanitárias ficassem mais atentas sobre estes fatos e procurassem pesquisar se por exemplo as andorinha estão contribuindo para a disseminação e transmissão da doença "gripe suina".
Peço a getileza para que alguém que tiver acesso a este comentário, faça chegar ao onhecimento das autoridades esponsávels.
São Paulo, 22 de Julho de 2009.
isaelduarte@ig.com.br
Isael Luis Duarte -Advogado.
fone (11) 2684-0598