O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

terça-feira, 14 de abril de 2009

PREMIO ABERJE 2009: OS MELHORES CASES BRASILEIROS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL


A ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), fundada em 8 de outubro de 1967, localizada na cidade de São Paulo, é uma associação sem fins lucrativos que discute e promove a Comunicação empresarial, tendo como principais ações a informação, a comunicação e o relacionamento, e sua principal finalidade é estimular o relacionamento entre organizações que possuam atividades relacionadas a Comunicação empresarial e organizacional.
Esta associação organiza anualmente o Premio ABERJE de Comunicação Empresarial, que tem como principal finalidade premiar os melhores cases no âmbito nacional, sendo que neste ano de 2009 está na 35ª edição.
Para que as empresas participem desta premiação neste ano, estas devem fazer suas inscrições entre 1º de janeiro de 2008 e 30 de abril de 2009.
Para participar desta premiação, a organização deve se enquadrar em quesitos pré determinados pela associação, os quais estão relacionados no regulamento de participação.
Neste prêmio, são analisados os melhores trabalhos, que demonstrem claramente o problema de comunicação, o planejamento e as estratégias utilizadas, a realização das ações e se o resultado final foi atingido, com um efeito positivo no setor de comunicação da empresa.
As categorias estão divididas em três áreas: Gestão de Comunicação e Relacionamento, Gestão de Mídias e Pequenas e Médias Organizações. Porém, a novidade deste ano é a inclusão da análise de Balanços Sociais na categoria “Comunicação de Ações de Sustentabilidade e Balanço Social” estabelecendo que, para que um empreendimento humano seja sustentável, ele precisa satisfazer os seguintes requisitos: ser ecologicamente correto, contribuir para o desenvolvimento econômico e social e ser culturalmente aceito.
O estudo dos casos é feito por jurados convidados, que possuem um extenso conhecimento do assunto e que, posteriormente, participam de audiências públicas para apresentarem suas conclusões.
Os concorrentes participam através de cinco grupos. São eles: Espírito Santo e Rio de Janeiro, Minas Gerais e Centro – Oeste, Norte e Nordeste, São Paulo e Sul.
A primeira etapa estabelece os finalistas do Premio ABERJE Regional, onde são divulgados os três melhores trabalhos, ou seja, com maior média de pontos.
O Primeiro lugar de cada região chega à fase nacional, onde os casos são novamente apresentados e julgados.
Alguns prêmios especiais podem ser concedidos às empresas, personalidades e veículos de comunicação que tenhas se destacado no ano de 2008, sob escolha direta dos Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal da ABERJE. Este resultado somente é conhecido em período próximo à solenidade final de entrega dos troféus da etapa Nacional.
Para conhecer os vencedores dos últimos prêmios ABERJE, basta acessar o site:
www.aberje.com.br
E no ano de 2009 fiquemos atentos aos cases apresentados para que possamos aumentar ainda mais nossos conhecimentos.

Por Lívia Xavier Biazutti

Nenhum comentário: