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sexta-feira, 24 de abril de 2009

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTEGRADA


Comunicação organizacional integrada é um processo de comunicação para as organizações, que unem os departamentos, pois, a comunicação é um fenômeno único.
A comunicação integrada deve ser trabalhada na mesma direção, ou seja, estar em concordância com a comunicação estratégica. Para isso, deve-se planejar as estratégias de um modo único, abrangendo as grandes áreas da comunicação integrada, que são a comunicação administrativa, a comunicação interna, a comunicação mercadológica ou comunicação de marketing e a comunicação institucional.
A comunicação administrativa abarca tudo o que é relativo à funcionalidade da organização, ou seja, ordena, reordena, atualiza e orienta sobre todas as atividades funcionais da organização.Auxilia a processar informações, possibilitando à organização transformar seus recursos em produtos, serviços e resultados, ou seja, transmite todas as informações operacionais aos funcionários, portanto, possui um caráter prioritariamente informativo.
A comunicação administrativa possui cinco instrumentos básicos. São eles: comunicação escrita, comunicação oral, comunicação audiovisual, comunicação eletrônica e digital, quadro de avisos e mural.
Embora a comunicação administrativa relacione-se com fluxos, níveis e redes formais e informais de comunicação, ela não pode e não deve ser confundida com a comunicação interna.
A comunicação interna possui o principal objetivo de atingir os funcionários da organização e em alguns casos, seus familiares também, ou seja, é uma estratégia de compatibilização dos interesses dos funcionários e da organização, utilizando-se de bastante diálogo, troca de informações e experiências entre todos os níveis hierárquicos.
Suas ações vão além do ato de comunicar e sim, informar, convencer sobre algo, motivar e criar espírito de equipe.
Ela deve ser pensada, planejada e avaliada constantemente para que possa ser renovada sempre, sendo eficaz e eficiente. Para isso, possui vários tipos de instrumentos como quadro de avisos, boletins, murais, manuais, jornais, revistas, eventos de confraternização, vídeos, comunicação face-a-face, rádio-empresa, teatro-empresa, telejornal, vídeo jornal, correio eletrônico, intranet, entre outras mídias digitais.
Portanto, conclui-se que a comunicação interna é um instrumento para a melhoria da comunicação administrativa.
É de extrema importância observar que comunicação interna não possui o mesmo conceito de endomarketing que, segundo Medeiros Brum é “fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre os negócios da empresa, incluindo itens como gestão, metas, resultados, produtos, serviços e mercados nos quais atua”, portanto, endomarketing vê os funcionários apenas como clientes internos.
Já a comunicação mercadológica é uma forma de gerenciamento de negócios que direciona a empresa no mercado, ou seja, é responsável pela divulgação publicitária dos produtos ou serviços, estando diretamente ligada ao marketing.
Os principais instrumentos da comunicação mercadológica são: marketing, publicidade e propaganda, promoção de vendas, venda pessoal, merchandising, feiras e marketing direto.
Para que todos esses instrumentos sejam utilizados de forma adequada, antes do início de qualquer ação deve-se desenvolver e adequar o produto ao mercado, administrar seu preço e custo, analisar o ambiente e estruturar a venda.
A Comunicação institucional tem como finalidade tornar a organização conhecida e com credibilidade perante seus públicos, ou seja, conquistar simpatia e confiança por meio da gestão estratégica das relações públicas, construindo e formando uma imagem positiva da organização por influência político-social.
Segundo M. M. Kunsch, “a comunicação institucional, por meio das relações públicas, enfatiza os aspectos relacionados com a missão, a visão, os valores e a filosofia da organização e contribui para o desenvolvimento do subsistema institucional, compreendido pela junção desses atributos”.
Os principais instrumentos da comunicação integrada são as Relações Públicas, Jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, marketing social, marketing cultural, publicidade institucional e editoração multimídia.
Após analisar cada tipo de comunicação observa-se que se todas essas áreas trabalharem em conjunto, a organização será beneficiada juntamente com todos os seus colaboradores, visto que na comunicação integrada, organização e funcionários tornam-se um só.

Por Lívia Xavier Biazutti

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