O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que é Comunicação Organizacional?

“Interdependentes, as organizações têm de se comunicar entre si. O sistema organizacional se viabiliza graças ao sistema de comunicação nele existente, que permitirá sua contínua realimentação e sua sobrevivência. Caso contrário, entrará num processo de entropia e morte. Daí a imprescindibilidade da comunicação para uma organização social.” KUNSCH, 2003.
A Comunicação Organizacional é basicamente um tipo de comunicação planejada pela organização, abrangendo todas as formas de se relacionar e interagir com seus públicos de interesse.
Atualmente, a Comunicação Organizacional tem ganhado uma nova face no contexto social. Visão estratégica, análise do contexto interno e externo à organização para planejamento e pesquisa de assuntos convenientes e pertinentes a cada organização, são aspectos bastante exigidos desde a década de 90 até os dias de hoje.
Além disso, se as grandes áreas da Comunicação Integrada (Comunicação Institucional, Comunicação Mercadológica, Comunicação Interna e Comunicação Administrativa) forem trabalhadas juntas e em perfeita harmonia em uma organização, a Comunicação Organização têm resultados mais relevantes e estratégicos, alcançando a comunicação excelente.



Indicamos o livro Planejamento de Relações Públicas em Comunicação Integrada, de Margarida Maria Krohling Kunsch. Este livro aborda conceitos fundamentais sobre organizações, comunicação organizacional, integração da comunicação, planejamento estratégico e planejamento da comunicação e de relações públicas.





Por Michele Nunes

Nenhum comentário: