O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

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terça-feira, 28 de abril de 2009

A Importância de Comunicar

A comunicação organizacional vem sendo discutida pelos empresários, principalmente quando é observado que as melhores empresas para se trabalhar estão relacionadas à comunicação, isto quer dizer que as organizações estão cada vez mais se preocupando com o seu ambiente interno. Um exemplo para isso são as melhores empresas classificadas pelo Guia Exame, onde elas apontam “As melhores empresas para se trabalhar”, que têm colaboradores mais satisfeitos e felizes, e conseqüentemente com maior produtividade, porque estas valorizam a comunicação interna.
Para ter um ambiente interno com excelência é evidente a importância de confiança, credibilidade, transparência e comprometimento para com os funcionários. Conquistar a confiança está diretamente relacionado à qualidade e a maneira em que a mensagem foi comunicada, ou seja, deve-se fazer uma triagem do que realmente interessa ser informado. A credibilidade da mensagem estabelece uma relação com o receptor, quando ela está de acordo com a cultura da pessoa que a recebe, é preciso conhecer bem o público para qual a mensagem está sendo interpretada para que haja uma resposta.
Uma comunicação interna bem determinada produz efeitos positivos para com o público externo, então é indispensável à construção de relacionamentos.

Por Mayara Tirotti

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