O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

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quarta-feira, 22 de abril de 2009

Comunicação e Cultura Organizacional



As organizações nos dias atuais buscam cada vez mais a aprimoração de tecnologias para assim terem um maior espaço no mercado de trabalho e serem mais competitivas.
Com esse avanço as empresas são obrigadas a mudar do modelo departamental para um modelo de integração, e a cultura organizacional deve também sofrer alteração no modo de trabalho dos funcionários e assim conseguirem obter o sucesso da instituição.

A valorização do funcionário na organização está evidente, e isso não é coincidência, para que a instituição possa alcançar melhores resultados é necessário que os autores dela estejam harmonizados e é justamente quando entra a cultura organizacional.
A cultura organizacional é um conjunto de atitudes que influenciam o comportamento organizacional, ou seja, são normas inconscientes mobilizadas pelo funcionário. A idéia principal da cultura de uma instituição é a maneira como é administrada, como trata seus clientes e funcionários, expressa o modo de pensar e agir.

Os sistemas tecnológicos e a cultura organizacional estão diretamente ligados, para que promovam resultados eficazes, devem ser aceitos pelo público interno.
Após o estudo referente à cultura da organização, o profissional consegue implantar de maneira mais virtuosa a comunicação para com seu público interno de modo a atingi-lo com melhores estratégias, para que isso possa ocorrer é necessário que um funcionário seja encarregado de líder, é um instrumento da comunicação, é ele quem irá passar a informação ao seu grupo; no entanto é importante lembrar que essas informações são padronizadas, “O funcionário passa a sentir-se informado e esclarecido do que for ocorrendo na empresa ou ainda de qualquer dúvida que porventura tenha subsistido” (Giangrande e Figueiredo, 1997:32), tornando então as tendências das organizações mais eficazes.
Contudo, para que haja mudanças na organização dependerá não somente dos conhecimentos de cultura e tecnologia agregados de funcionários e alta administração, mas também de um plano de comunicação que trabalhem unidos para obterm ao final um resultado satisfatório.
GIANGRANDE, Vera & FIGUEIREDO, José Carlos. O cliente tem mais do que razão. São Paulo: Gente, 1997.
Por Fábia Costa

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