O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Comunicação Formal x Comunicação Informal


Nas organizações encontramos dois tipos de comunicação, a formal e a informal, estas ocorrem de maneira distinta. A comunicação formal ocorre verticalmente, ou seja, acompanha a hierarquia da instituição, já a informal não possui uma direção específica, ela acontece em qualquer direção.
A comunicação informal não é pensada pela empresa, são boatos, conversas internas e “rádio peão”, nos dias de hoje ela adquiriu sua posição nas organizações devido ao motivo das redes formais não abrirem espaço para esses tipos de meios, e isso é uma maneira que o funcionário transmite sua “satisfação”, sua real opinião perante a empresa. O que deve ser feito é uma administração para impedir ou apaziguar possíveis ruídos que tragam malefícios para a instituição.
A comunicação formal é o processo pensado pela organização direcionado para aquilo o que ele quer representar como comunicação, como boletim, newsletter, jornal, mural e folhetos.
Fica evidente a importância que esses dois processos de comunicação contribuem para o sucesso de uma organização, pelo fato de que as duas atuam juntas, e essa complementação traz resultados positivos, abrangentes e pleno.


Por Mayara Tirotti

Nenhum comentário: