A escola de Montreal é uma Universidade Localizada na cidade de Montreal, Canadá. O principal estudioso dessa nova abordagem na interpretação do ato de comunicar é James Renwick Taylor.
Com as mudanças na forma de se comunicar com o público nas organizações e a globalização na sociedade, o Professor Taylor propõe um nascente olhar sobre a comunicação, no qual envolvem processos e características próprias, assim como a interação, conversação com seu público, análise de cenários no âmbito interno e externo da instituição entre outras maneiras. Assim podemos dizer que a base da comunicação se inicia na interação que se dá a partir da conversação dos públicos concluindo-se na teoria da co-orientação na qual os atores sociais relacionam-se entre si.
A Escola de Montreal visa que é a interação entre os públicos que dá continuidade ao processo de organizar.
Contudo para que esse modelo da Escola de Montreal seja inserido nas organizações são necessários estudos mais aprofundados pelos profissionais da área de comunicação e posicionamentos estratégicos, já que enfatiza também as respostas aos estímulos de seus públicos e consumidores; e assim a organização conseguirá chegar a uma comunicação de nível eficaz, de excelência e conseqüentemente conservar e sustentar a relação de seu público de interesse para com a instituição.
Por Fábia Costa
Com as mudanças na forma de se comunicar com o público nas organizações e a globalização na sociedade, o Professor Taylor propõe um nascente olhar sobre a comunicação, no qual envolvem processos e características próprias, assim como a interação, conversação com seu público, análise de cenários no âmbito interno e externo da instituição entre outras maneiras. Assim podemos dizer que a base da comunicação se inicia na interação que se dá a partir da conversação dos públicos concluindo-se na teoria da co-orientação na qual os atores sociais relacionam-se entre si.
A Escola de Montreal visa que é a interação entre os públicos que dá continuidade ao processo de organizar.
Contudo para que esse modelo da Escola de Montreal seja inserido nas organizações são necessários estudos mais aprofundados pelos profissionais da área de comunicação e posicionamentos estratégicos, já que enfatiza também as respostas aos estímulos de seus públicos e consumidores; e assim a organização conseguirá chegar a uma comunicação de nível eficaz, de excelência e conseqüentemente conservar e sustentar a relação de seu público de interesse para com a instituição.
Por Fábia Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário